Marcadores

segunda-feira, 26 de junho de 2017

A Primeira Guerra Mundial

E ai galera, tudo bem ? Então, hoje vamos falar de história, muitas pessoas amam aprender sobre esse assunto que de fato, é muito interessante. Sejam bem vindos a Primeira Guerra Mundial !!!





No início do século XX, havia uma enorme rivalidade entres as grandes potências europeias, como Inglaterra, França e Alemanha. Isso resultou em uma disputa por mercados e territórios em muitos lugares do planeta.    

Desde a unificação da Alemanha em 1871, até o inicio da guerra em, 1914, as principais potências europeias lançaram-se numa corrida armamentista desenfreada: adotaram o serviço militar obrigatório e passaram a fabricar armamentos e munições em quantidades cada vez maiores. Por tudo  isso, o período de paz que antecedeu a Primeira Gerra ficou conhecido como "paz armada" . 

Além da corrida armamentista alguns países deram início a formação de alianças militares.  A Europa em 1907 ficou dividida em dois blocos:
*A Tríplice Aliança- formada por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália;

*A Tríplice Entente- formada por Inglaterra, França e Rússia.

                           O ESTOPIM DA GUERRA


Em 1914, o trono do Império  Austro-Húngaro era ocupado por Francisco José, que tinha 85 anos e se encontrava com a saúde abalada. Seu herdeiro, o arquiduque Francisco Ferdinando, planejava transformar o Império Austro-Húngaro (uma monarquia dual) em uma monarquia tríplice (austro-húngaro-eslava). o que ameaçava a independência da Sérvia e contrariava os anseios nacionalistas eslavos de se libertarem do domínio austro-húngaro. No dia 28 de junho de 1914, o arquiduque e sua esposa visitava Sarajevo, capital da Bósnia, quando foram assassinados a tiros por militantes da organização nacionalista secreta Jovem Bósnia. Esse episódio foi o estopim para o início da guerra. O Império Austro-Húngaro acusou o governo sérvio de ser o mandante do crime e, exatamente um mês depois do atendado, declarou gerra a Sérvia, dando início à Primeira Guerra Mundial. Rapidamente, o sistema de alianças entrou em funcionamento: em sete dias as principais potências estavam em guerra. O belicismo tomou conta da Europa: a maioria dos políticos, jornalistas e militares das principais potências desejava a guerra e dizia que ela seria de curta duração.

                                   (Arquiduque Francisco Ferdinando)



AS FASES DA GUERRA
   
                              
Considerando as estratégias e as operações na frente ocidental, a guerra de 1914-1918 pode ser dividida em três fases : 

1°) A guerra de movimento: Fase caracterizada por intenso movimento de tropas, durou de agosto a novembro de 1914. Essa fase teve início com a aplicação do Plano Schlieffen, que previa a invasão da França por duas alas do exército alemão que atuariam como uma gigantesca pinça de 600km de raio, coagindo, assim, as tropas francesas. Mas esse plano falhou , porque o povo belga resistiu à invasão alemã e também porque os ingleses auxiliaram os franceses para deter os alemães na Primeira Batalha do Marne, em Setembro de 1914. A partir de então a guerra estacionou. Tinha fim o sonho de uma guerra curta, e iniciava-se o pesadelo da luta nas trincheiras.


2°) A guerra de trincheiras: Fases em que os exército da França e da Inglaterra, de um lado, e o da Alemanha, de outro cavaram 640 km de trincheiras, protegidas por cercas de arame farpado, desde o mar do Norte até a fronteira com a Suíça. Com o corpo enfiado na terra, os soldados estavam granadas de mão e metralhadoras para minar as forças adversárias. Os ganhos eram medidos em quilômetros: em 1915, os franceses tinham avançado em apenas 5 km, e isso tinha custado a eles cerca de 1 milhão de vidas.





Enquanto isso, na frente oriental o exército alemão obtinha vitórias consecutivas contra um exército russo precariamente armado. Os alemães tinham bons estrategistas, tropas bem treinadas e um serviço eficiente de escuta telefônica que interceptava mensagens transmitidas pelos russos sem codificação. Mas na Ásia, diante dos japoneses, e na África, diante dos anglo-franceses, a Alemanha perdia batalhas, e com elas, várias de suas colônias naqueles continentes. 
 Enquanto milhões de jovens morriam nos campos de batalha, novos países engajavam-se no conflito: Itália, Romênia e Grécia entraram ao lado da Entente; Bulgária e Império Turco-Otomano, ao lado das potências centrais. Conforme o conflito foi lastrando, novas armas - como os gases venenosos, o lança-chamas, a metralhadora, o tanque, o submarino e o avião - fizeram sua esteia na Primeira Grande Guerra.

 ENTRADA DOS EUA E A SAÍDA DA RÚSSIA 


Em 1917, ocorreram dois episódios decisivos para o desfecho da guerra: a entrada dos EUA e a saída da Rússia do conflito. Os estados Unidos entraram na guerra em abril de 1917, motivados por um conjunto de fatores: a decisão alemã de adotar a guerra submarina, ameaçando as exportações norte-americanas; o torpedamento, pelos alemães, do navio norte-americano Lusitânia; a ajuda que a Alemanha ofereceu ao México em caso de guerra contra os EUA.
  O Brasil, cujo maior parceiro comercial eram os Estado Unidos, também teve navios torpedados pelos alemães e, em outubro de 1917, declarou guerra ao Império Alemão. 

Enquanto isso, triunfava na Rússia a revolução socialista, liderada por Wladimir Lênin. Ciente dos enormes prejuízos que a guerra causara ao seu país, Lênin assinou com a Alemanha um tratado de paz em separado, o Tratado  de Brest-Litovsk (1918), pelo qual a Rússia saía da guerra.

3°) Uma nova guerra de movimento: com os russos fora da guerra, os alemães deslocaram suas tropas para a frente ocidental e lançaram uma poderosa ofensiva, com o apoio da aviação e da artilharia pesada. Recomeçava assim, a guerra de movimento.
 Os países da Entente reagiram unificando suas forças e avançaram sobre os alemães, vencendo-os na Segunda Batalha de Marne. O Passo seguinte seria a invasão do território alemão. Nesse meio-tempo, a crise decorrente dos reveses que os alemães vinham sofrendo na guerra favoreceu a explosão de uma revolução popular na Alemanha, que forçou
Guilherme II a renunciar e proclamar a república. Dois dias depois, em  11 de Novembro de 1918, o novo governo assinou o Armistício de Compiègne, que colocava fim à guerra.

                                              


O TRATADO DE PAZ 

Durante o último ano da Grande Guerra, o então presidente norte-americano Woodrow Wilson  propôs um acordo de  paz baseado em 14 pontos, entre os quais cabe destacar: o fim da diplomacia secreta; a liberdade de navegação marítima; a redução ao mínimo dos armamentos nacionais; o direito de autodeterminação dos povos. Os "14 pontos"  de Wilson apoiavam-se no ideal de uma "paz sem vencidos nem vencedores".

 Mas não foi isso que aconteceu...

Os vencedores - sobretudo a França de Georges Clemenceau e a Inglaterra de Lloyd George - foram implacáveis e impuseram pesados tratados de paz : O Tratado de Versalhes, Tratado de Saint-Germain e o Tratado de Sèvres.








ENTÃO GALERA, ESSE FOI UM RESUMO DO QUE ACONTECEU NA PRIMEIRA GRANDE GUERRA, SE GOSTARAM, COMPARTILHEM COM SEUS AMIGOS, COMENTEM E SIGAM NOSSO BLOG. EM BREVE VAMOS FALAR SOBRE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. AGUARDO VOCÊS, ATÉ MAAAIS!!!



















45 comentários:

  1. Não sabia que o período de paz que antecedeu a Primeira Gerra ficou conhecido como "paz armada", sempre se pode aprender mais né, as vezes achamos que aprendemos tudo na escola, mas nem sempre, rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk é verdade Beatriz.. Sempre vou estar buscando um conteúdo diferente e bom pra vocês.. obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Amei a postagem ,não sabia de muita coisa ,foi bem explicativo e resumido ,agora aprendi e aperfeiçoei meu conhecimento sobre a guerra ,muito obrigada amor <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey meu amor.. obrigado por me apoiar e pelo comentário.. Você é a melhor namorada do mundo
      <3

      Excluir
  3. Eu não tenho fascínio por guerras, mas você explicou de uma forma tão simples que o que eu havia ignorado ficou bem mais claro.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Aline.. Fico feliz por ter gostado do nosso conteúdo..

      Excluir
  4. Muito bem explicadinho, uma ótima 'aula' de história e poucos minutos de leitura. Arrasou. Beijinhos... Au Revoir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paloma, segue nosso blog.. Em breve traremos mais conteúdos .

      Excluir
  5. Uauu, uma aula e tanto de história. Eu tenho bastante interesse pela segunda guerra mundial, mas gostei muito desse post.
    Beijos!
    www.espacogattena.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oobrigado Dany.. Em breve vamos trazer um post sobre a Segunda Guerra.. Até lá.

      Excluir
  6. Obrigada pela aula ,caramba ainda estou no ensino medio do 1 ano ,esta de parabens ,pela forma explicativa ,expandiu meu conhecimento ,amei seu blog ,seguindo aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Joana.. Fico feliz por ter ajudado.. Obrigado por seguir nosso blog.

      Excluir
  7. Eu lembro a aula de historia.. me deixa saudade na escola..
    Adorei uma aula de blog.. é muito bom.para saber isso ne..
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.. Sempre é bom relembrar os tempos de escola né kkk.

      Excluir
  8. Eu queria que as guerras acabassem sabe, pois pessoas morrem por conta de briga entre outras que só querem poder, gostei do post, bem explicadinho e nada chato, gosto muito de fatos históricos. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Suzi.. Siga nosso blog, em breve terá mais fatos históricos.

      Excluir
  9. nossa me fez lembrar dos debates no meu tempo de escola, vc explicou tudo com simplicidade e que fica fácil de absorver. Gosto muito de história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário.. Os debates são os melhores né kkk ..

      Excluir
  10. Nunca busquei conhecimento sobre a I Guerra Mundial fora da escola, mas achei muito interessante o jeito que você falou sobre.

    ResponderExcluir
  11. Essa é a única matéria (história) que eu nunca fui muito fã ... ceio que por causa da professora ... Mas gostei de ler o que escreveu, pois abordou de uma forma nada enfadonha ... Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  12. Não era nada fácil, muito reclamam dos tempos de hoje e hoje não é nada perto do que acontecia naqueles tempos
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Uma ótima aula de história, confesso que nunca foi minha matéria preferida mas tem muita coisa bem interessante!

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post. Que historia mais triste né

    ResponderExcluir
  15. uau, que viagem e muito aprendizado nesse post, e o melhor super bem explicado adorei

    ResponderExcluir
  16. Nossa que legal me vi na aula de história eu adorava. São histórias tristes mais muito interessantes.

    ResponderExcluir
  17. Meus parabéns.. seu post ficou muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Que interessante! A forma como colocou para seus leitores foi super clara! Deu pra entender muita coisa!

    ResponderExcluir
  19. Que legal, muito bom para quem esta estudando essa fase. História sempre foi minha matéria predileta.
    Beijos, www.rainaracarolina.com

    ResponderExcluir
  20. oi!
    Parabéns pelo post, é muito interessante. Na escola essa era a materia que mais gostava,até hoje costumo ler e assistir filmes da Primeira Guerra Mundial. Não são historias que devemos esquecer, pois com elas aprendemos muito e lembramos que não podemos deixar isso acontecer novamente.
    bjo

    ResponderExcluir
  21. um post muito bem escrito sempre gostei muito de saber sobre as guerras que teve entao ja pode imaginar que nas aulas de historia eu ficava vidrada gostei muito do jeito que vou escreveu sobre o assunto

    ResponderExcluir
  22. Olá adorei a proposta do seu texto, acho muito valido pra recordar o que aprendemos pra estudos, principalmente para os que pretende fazer provas e etc, adorei beijos!

    ResponderExcluir
  23. Me ajudou muito, cai aqui de paraquedas kk, amei.
    Vou usar para concluir um projeto no colégio. Post maravilhoso! Parabéns

    ResponderExcluir
  24. Nossa que post ! Muito bom passar esse entendimento e forma de entender a primeira guerra, gostaria de um post assim sobre a guerra fria. Seria bem bacana ! Parabéns pelo trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou escrevendo sobre a guerra fria Dandara .. muito obrigado pelo comentário

      Excluir
  25. Nossa, Gabriel...eu não via algo tão didático desde que sai do colégio (e olha que isso tem temmmpo, viu?) ahaha, você deve curtir bastante assuntos históricos,né?? que legal, eu tb sempre adorei e não tenho dúvidas que foi o que me motivou a gostar de arte tb.
    Bjoksss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor matéria que tem é história kk.. sou muito fã

      Excluir
    2. Interessante o texto me parecendo num estilo narrativo, pude aprender uma pouco mais de história, me prendeu a forma como narrou os fatos
      Gostei, diferente e interessante mesmo


      Bjs (•_•)

      Excluir
  26. Oi Gabriel
    Tudo bem?
    Eu estudei relações internacionais e sinceramente esse é um texto muito bom, com um conteúdo incrível !
    Quando aprendemos história na escola muitas vezes faltam explicações de vários pontos importantes da história e achei que seu texto abrangeu bastante !
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Paarabéns pelo post ,aprendi melhor do que com meus professores ,e eu amo muito história ,eu ainda tenho um certa dificuldade sobre Guerra fria ,2 Guerra Mundial e sobre o Otto Von Bismarck ,poderia fazer um post sobre esses assuntos ,irei acompanhar , eu amei seu blog ,Não sabia nada sobre o Estopim da Guerra ,e muito menos das fases eu parava sempre no assunto da guerra das trincheiras . mas ,em fim fala sobre esses assuntos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza vou falar, em breve vai sair o post .. Muito obrigado pelo comentário

      Excluir
  28. Muito bacana o post, foi de uma ótima utilidade, adoro historia e seu post foi muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  29. Muito legal seu post, agrega muito conteúdo.
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir